Páginas

sábado, 28 de maio de 2011

Balisco

Mesmo sem ter asas, o lagarto basilisco, que vive nas florestas da América Central, quase voa ao fugir com medo. Quando precisa escapar de um predador, ele simplesmente se levanta sobre as patas traseiras e corre em cima da água sem afundar. O basilisco nasce equipado com uma fileira de escamas ao redor de cada dedo, o que aumenta sua estabilidade sobre a linha d'água. Além disso, ao bater a pata sobre a água, uma bolha de ar se forma, ajudando a sustentar o seu peso. A estratégia fundamental é a agilidade e a velocidade do bicho. Antes que a pata estoure a bolha e afunde, ele consegue dar o próximo passo. Para fazer isso, o basilisco consegue a incrível marca de 20 passos por segundo. É uma corrida alucinada que deixa para trás qualquer predador.
À exceção de alguns mosquitos, só o lagarto basilisco consegue andar em cima da água sem afundar. O único homem que fez isso com sucesso foi Jesus, num dia em que apareceu aos discípulos no Mar da Galiléia. Quando viu aquilo, Pedro não se conteve e pediu a Jesus que o ajudasse a andar também. Jesus lhe disse: "Vem!"
Pedro desceu do barco e andou sobre as águas, mas a sua alegria durou pouco: "Quando ele sentiu o vento, ficou com medo e começou a afundar" (Mateus 14:30, BLH). Uma das características de Pedro era a impulsividade. Ele agia sem pensar. Sentia vontade de fazer alguma coisa e era isso o que fazia, antes mesmo de calcular as conseqüências de sua ação. Por isso, muitas vezes se machucava.
Mas há algo muito bonito em Pedro. Na hora de seus fracassos ele sempre se agarrava a Jesus, caía, mas se levantava. Ali, no Mar da Galiléia, quando começou a afundar, ele gritou: "Senhor, salve-me!" Há um pensamento sobre os santos, que diz o seguinte: um santo não é uma pessoa que nunca fracassa. Um santo é uma pessoa que se levanta e continua a ir em frente cada vez que cai.
Quando você cair, lembre-se de Pedro. Lembre-se também destas palavras de Deus: "Sete vezes cairá o justo e se levantará" (Provérbios 24:16). "O Senhor firma os passos do homem bom e no seu caminho Se compraz; se cair, não ficará prostrado, porque o Senhor o segura pela mão" (Salmo 37:24).

Basilisco correndo em cima d´água

Basilisco

Nenhum comentário:

Postar um comentário