Páginas

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Cobra Real (Naja Rei)

A Cobra-real (Ophiophagus hannah) pode alcançar até 5,5 metros de comprimento. É carnívora e a sua dieta consiste basicamente em outros ofídios, venenosos ou não, mas não despreza lagartos, ovos e pequenos mamíferos. O seu nome científico, “Ophiophagus” significa literalmente “comedora de serpentes”. Desloca-se à vontade no solo, em cima das árvores e na água.
Outra das suas características é que se trata da única serpente que realiza a postura de ovos dentro de uma espécie de ninho, que a mãe elabora arrastando ervas e pequenos ramos com a sua cauda. Pouco antes da eclosão dos ovos, a mãe abandona a zona (que sempre defendeu com uma enorme agressividade), supostamente para se subtrair à tentação de devorar as próprias crias.
Apesar de não ter um veneno excessivamente virulento (com uma toxicidade inferior à da maioria das suas “primas”, as najas), possui a capacidade de inocular grandes quantidades por mordida, o que a torna uma das serpentes mais letais. Numa só mordida ela pode libertar até sete mililitros de neurotoxina, suficiente para matar 20 pessoas ou até um elefante. Porém, tal como a maioria das cobras, é tímida e evita o contato com o homem. Porém, ao sentir ameaçada se torna ferozmente agressiva.
Ao ser confrontada, é capaz de elevar um terço do seu corpo, ficando à altura de um humano adulto, e avança para o ataque. Simultaneamente, abre as suas típicas abas, e emite um assustador sibilar, que soa como o rosnar de um cão.
As cobras-reais vivem principalmente nas florestas tropicais e planícies da Índia, sul da China e sudoeste asiático, e a sua cor varia significativamente de região para região.

Veja fotos:

cobra_real1
cobra_real3
cobra_real4
cobra_real5
cobra_rei2
cobra_rei3
f_23e5dc22m_190b89a
Também digno de nota é que a fêmea pode devorar o macho e vice-versa, quando ambos se encontram para o acasalamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário