Páginas

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Morcego Ferradura

Morcego Ferradura (Rhinolophus ferrumequinum)



  Ele "ouve" pelo nariz

  O morcego-ferradura tem curiosas membranas em forma de ferradura no nariz. Como outros morcegos, ele localiza a presa e se desvia de obstáculos em vôo emitindo e captando ondas sonoras de alta freqüência. Os outros morcegos emitem esses sons pela boca e os captam pelos ouvidos. O morcego-ferradura, porém, tanto emite como capta seus sinais de orientação pelo nariz e as membranas nasais.
  O morcego-ferradura é encontrado na Europa meridional e central, na Inglaterra. África do Norte e Ásia. Ele passa o dia em colônias, dependurado no teto de uma caverna ou na torre de uma igreja, saindo ao crepúsculo para caçar. Alimenta-se de insetos, que apanha em vôo.
   Com suas asas, as grandes orelhas e as membranas do nariz, os morcegos têm uma área bastante grande de pele nua. Através dessa pele exposta eles perdem grande quantidade de calor e umidade. Por isso, devem ingerir muita comida para compensar a perda de calor, e beber água com freqüência. Se um morcego é encerrado num lugar seco, sem água para beber, ele morre e se mumifica em muito pouco tempo.
FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Chiroptera
FAMÍLIA: Rhinolophidae

CARACTERÍSTICAS:
Comprimento: até 6 centímetros
Envergadura: até 38 centímetros
Cor: marrom-claro. com tonalidades rosa
Pele fina
Cauda curta
Período de gestação: 2 meses

Nenhum comentário:

Postar um comentário